1. Aprendizagem Dinâmica Empreendedora – EDLE (Entrepreneurial Dynamic Learning)
Diversos professores dos cursos de graduação em engenharia que aplicaram a Aprendizagem Dinâmica Empreendedora (EDLE-Entrepreneurial Dynamic Learning) em sala de aula no ano de 2019 apresentaram resultados interessantes, no Seminário de Práticas de Educação Empreendedora em Engenharia, no mês de maio/2020, organizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia.
A Aprendizagem Dinâmica Empreendedora (EDLE-Entrepreneurial Dynamic Learning) é uma ferramenta integrada desenvolvida por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa de Dinâmicas Empreendedoras (NPDE) da Universidade Federal de Itajubá e Universidade de São Paulo, liderado pelo Prof. Elzo Alves Aranha. Os resultados da adoção da ferramenta em cursos de graduação em Engenharia foi publicado no periódico internacional Educational Technology Research and Development (CAPES A1). A ferramenta integrada apoiada em quatro pilares, Educação Empreendedora, Aprendizagem Ativa, Design Learning e Taxonomia de Bloom, fomenta e encoraja o desenvolvimento de diversas competências e habilidades empreendedoras e das atividades do pensamento da mais alta ordem, no estudante dos cursos de graduação em Engenharia.
Com o objetivo de disseminar e ampliar a adoção de diversas técnicas de aprendizagem ativas integradas com a Educação Empreendedora entre professores da Educação Superior, particularmente, dos cursos de graduação em Engenharia, o Grupo de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia da ABENGE está lançando a 2ª edição do curso.
Diversos professores dos cursos de graduação em engenharia que aplicaram a Aprendizagem Dinâmica Empreendedora (EDLE-Entrepreneurial Dynamic Learning) em sala de aula no ano de 2019 apresentaram resultados interessantes, no Seminário de Práticas de Educação Empreendedora em Engenharia, no mês de maio/2020, organizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia.
A Aprendizagem Dinâmica Empreendedora (EDLE-Entrepreneurial Dynamic Learning) é uma ferramenta integrada desenvolvida por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa de Dinâmicas Empreendedoras (NPDE) da Universidade Federal de Itajubá e Universidade de São Paulo, liderado pelo Prof. Elzo Alves Aranha. Os resultados da adoção da ferramenta em cursos de graduação em Engenharia foi publicado no periódico internacional Educational Technology Research and Development (CAPES A1). A ferramenta integrada apoiada em quatro pilares, Educação Empreendedora, Aprendizagem Ativa, Design Learning e Taxonomia de Bloom, fomenta e encoraja o desenvolvimento de diversas competências e habilidades empreendedoras e das atividades do pensamento da mais alta ordem, no estudante dos cursos de graduação em Engenharia.
Com o objetivo de disseminar e ampliar a adoção de diversas técnicas de aprendizagem ativas integradas com a Educação Empreendedora entre professores da Educação Superior, particularmente, dos cursos de graduação em Engenharia, o Grupo de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia da ABENGE está lançando a 2ª edição do curso.
- Professor: ELZO ALVES ARANHA
- Professor: GILMAR BARRETO
- Professor: GGTE SUPORTE
- Professor: VITOR AMURI ANTUNES
- Professor: Grasiella. B.
- Professor: DAVID BIANCHINI
- Professor: RAQUEL CARDAMONE
- Professor: TELMO CARDOSO LUSTOSA
- Professor: Mauricio Casotti
- Professor: Kelem Christine Pereira Jordao
- Professor: ELISA CRISTINA LOSS
- Professor: Paulo EDUARDO PISSARDINI
- Professor: Danilo Egle
- Professor: LUIS FERNANDO GOMEZ GONZALEZ
- Professor: Gabriel Gomes de Oliveira
- Professor: THIAGO GONALVES LEDO
- Professor: YUZO IANO
- Professor: Alexandre Junqueira
- Professor: Thiagp Ledo
- Professor: Hermes Loschi
- Professor: Anita Mendes
- Professor: KARINA MILANEZE DE AGUIAR
- Professor: RAFAEL PEREIRA DE SOUSA
- Professor: GGTE SUPORTE
- Professor: MARCELO GRADELLA VILLALVA
- Professor: GGTE SUPORTE
- Professor: MARCELO GRADELLA VILLALVA
- Professor: GGTE SUPORTE
- Professor: Celso Akira Nishibe
- Professor: Fernando Andrade
- Professor: SIMONE APARECIDA SOUZA
- Professor: NIRLEI APARECIDA VITARELI SOUZA
- Professor: Guilherme Araújo Wood
- Professor: Guilherme Araújo Wood
- Professor: Guilherme Araújo Wood
- Professor: Glaudson Assunção
- Professor: Bernardo Cesar Nunes Brega
- Professor: JEFFERSON CARLOS PROCOPIO
- Professor: BERNARDO CESAR NUNEZ BREGA
- Professor: Alzinete Cunha
- Professor: Odair José da Silva
- Professor: LACIR DE SOUZA PEREIRA
- Professor: Alexandre Henrique Hermini
- Professor: SAIDE JORGE CALIL
- Professor: ODAIR JOSE DA SILVA
- Professor: EDNA MARINA DE SOUZA
- Professor: João Gilberto Moro
- Professor: Leonardo Nascimento
- Professor: Fernando Oliveira Andrade
- Professor: Jeferson Carlos Procópio
- Professor: Simone Aparecida Souza
- Professor: GGTE SUPORTE
- Professor: ANA TEREZINHA GUILLAUMON
- Professor: Débora Valério
- Professor: PEDRO XAVIER DE OLIVEIRA
- Professor: GILMAR BARRETO
- Professor: GGTE SUPORTE
Este curso tem como propósito oferecer aos professores, de ensino fundamental II e médio, capacitação no uso de tecnologias acessíveis que permitam explorar e desenvolver habilidades multidisciplinares com seus alunos baseadas em dinâmicas e projetos. A primeira ação do Projeto Escola 4.0 é o oferecimento deste curso totalmente remoto, usando ferramentas de Ensino a Distância (EAD).
- Professor: Samuel Cardoso
- Professor: FABIANO FRUETT
- Professor: Raphael Montali da Assumpcao
- Professor: Pedro Rinaldo Chaves
- Professor: Audrey Roberto Silva
- Professor: Fabio Souza
- Professor: GGTE SUPORTE
- Professor: JOAO VILHETE VIEGAS D ABREU